sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

UM LIVRO QUE VIROU DISCO


Vira e mexe lemos notícias de livros que viraram filmes ou peças de teatro, mas livros que inspiram discos não pintam a todo momento. Por isso recomendo o disco Malagueta, Perus e Bacanaço, de Thiago França para quando você estiver arrumando as malas para as viagens de final de ano e férias. Pelo título você deve ter sacado que o disco foi livremente inspirado no conto homônimo do escritor João Antônio, portanto não custa nada carregar junto o livro - o volume Contos reunidos saiu no final do ano passado pela Cosac Naify em edição caprichada reunindo todos os contos, textos críticos e um encarte com 'Vocabulário das ruas' compilado pelo próprio autor.

Thiago França concebeu Malagueta, Perus e Bacanaço em homenagem aos 50 anos do lançamento da primeira edição do livro publicado em 1963. As canções contam com a participação de gente muito fera: Rodrigo Campos, Kiko Dinucci, Daniel Ganjaman, Romulo Fróes e mais um monte de gente bacana. Saiu pelo selo YB Music/Goma-Gringa e muito gentilmente o Thiago disponibilizou o download no blog dele: thiagofrancaoficial.blogspot.com.br

As comemorações em torno da obra de João Antonio são muito merecidas. Sua obra, embora sucesso de crítica e público nos anos 60/70, andava um tanto esquecida e precisava de uma revisão para tirar a poeira das estantes. O que acho mais interessante é o fato dos seus contos colocarem a cidade de São Paulo (os bairros da Lapa, Água Branca, Barra Funda e Pinheiros) no mapa literário contemporâneo. Tenho a impressão que no imaginário geral a cidade esta muito colada a Mário de Andrade e Alcântara Machado - com todo o respeito. João Antonio atualizou o panorama buscando a linguagem dos malandros da rua da pauliceia alucinada para mostrar uma cidade dura, brutal e anônima.

João Antônio (segurando uma bola de sinuca) e os malandros Lima Duarte como Malagueta, Gianfrancesco Guarnieri como Perus e Maurício do Valle como Bacanaço nos anos 70.
Para as adaptações ficarem completas faltou o lançamento em formato DVD do filme O jogo da vida, dirigido por Maurice Capovilla e também inspirado na obra de João Antônio. O filme é raro (foi gravado em 1977) e a gente só consegue assistir em cineclubes ou mostras de cinema. Quem sabe no ano que vem alguém consegue a proeza!

*Imagens: divulgação / reprodução.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário