sexta-feira, 24 de maio de 2013

LIVROS PARA EMPRESTAR E VENDER EM SP




A chegada dos livros na era digital deixou todo meio mundo perdido e iniciou um processo de crise quanto ao futuro dos autores, das editoras, das livrarias e das bibliotecas. Que fim a história nos reserva? Parece que no meio desse furacão o mercado editorial brasileiro vai bem e nossas livrarias e bibliotecas - apesar de tímidas em relação a nossa população total - resistem bravamente.

Embuído desse espírito o Guia da Folha trouxe um roteirão com livrarias, bibliotecas, sebos e espaços de leitura da cidade. Pode parecer espantoso para algumas pessoas, mas os paulistanos adoram dar uma passadinha entre as estantes desses lugares. Uma pena que o hábito não reflita um aumento na média de leitura dos brasileiros com 4 livros por ano - sendo 2,1 inteiros e 2,0 em partes. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a região Sudeste mantém essa média de 4 livros/ano e ficou atrás das regiões Nordeste com 4,3 livros/ano, Centro-Oeste e Sul ambas com 4,2 livros/ano cada. Só ganhamos da região Norte que ficou em último lugar com 2,7 livros/ano.

A reportagem completa está aqui - disponível somente para assinantes da Folha ou do portal UOL. Vou destacar os lugares escolhidos por Manuel da Costa Pinto, Fabrício Corsaletti e Vanessa Bárbara. Quem sabe todo mundo não se encontre por lá: 

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude - av. Cruzeiro do Sul, 2.630

Livraria Zaccara
R. Cardoso de Almeida, 1.356

Livraria Cultura 
Conjunto Nacional - av. Paulista, 2.073

Biblioteca Mário de Andrade
R. da Consolação, 94

Sebo Chama de uma Vela
Galeria Ouro Velho - r. Augusta, 1.371, lj. 102

Livraria da Mercearia São Pedro
Rua Rodesia, 34

Livraria Sebo Cultural
R. Dr. Vila Nova, 321

***

Em 2014, nós vamos invadir as praias hermanas.

O crescente interesse dos estrangeiros pela literatura brasileira também levou São Paulo a ser escolhida como a cidade convidada de honra da próxima edição da Feira do Livro de Buenos Aires. Teve até uma reportagem no jornal La Nacion destacando os principais autores da literatura 'paulistana' - alguns não são paulistanos de registro, mas adotaram a cidade: Bernardo Carvalho, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Joca Reiners Terron.

Por enquanto, o que li nos jornais é que alguns prováveis autores tidos como presença garantida na Feira são Ferréz, Arnaldo Antunes, Nuno Ramos e Lourenço Mutarelli. Vamos aguardar.

Seja como for, anote na agenda. Antes da Copa do Mundo de Futebol, passe em Buenos Aires.

*Imagem: Rafael R.
Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Ei, muito legal saber disso, vou dar uma olhadinha no Guia, fiquei curiosa. Não costumo frequentar bibliotecas aqui em São Paulo, um pouco por preguiça, um pouco por falta de tempo mesmo. Mas sempre que posso vou a algum sebo, só que sempre nos mesmos, pois geralmente passo quando estou a caminho de algum outro lugar. Mas preciso e quero conhecer novos sebos também.

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir