terça-feira, 20 de março de 2012

RICHARD YATES COM GOSTINHO DE MAD MEN

As capas do selo Vintage Books são sempre muito caprichadas. Não estou me referindo a elaborações muito exageradas, mas ideias simples. Eles conseguem colocar em prática aquela máxima que diz "menos é mais". De bobeira pela internet me deparei com essa coleção chamada Vintage Yates - totalmente dedicada a obra de Richard Yates. A coleção não é nova (os livros foram publicados em 2008) e me lembrou o sucesso da série de TV Mad Men, esteticamente falando.

Embora tenha nascido nos anos 20, sua grande estréia como escritor foi em 1961 com a publicação do romance Foi apenas um sonho que conta a história de um jovem casal impregnado pela vida do subúrbio americano dos anos 50. Munido pela ideia de mostrar o "american way of life" aparentemente feliz, mas essencialmente infeliz as capas ganharam elementos da publicidade daqueles anos. Não descobri o autor do projeto gráfico. Sei que as imagens são do site Advertising Archives.



Obs.: em 1961, Foi apenas um sonho foi indicado ao National Book Award e perdeu para The Moviegoer, de Walker Percy - injustamente como todo mundo comenta. Por aqui, a obra de Yates está sendo publicada pela Alfaguara. Já saíram Foi apenas um sonho, O desfile de Páscoa e Uma providência especial.

*Imagens: reprodução do site da Vintage.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário