quinta-feira, 15 de março de 2012

KYUNG-SOOK SHIN GANHA O MAN ASIAN LITERARY PRIZE

A escritora sul-coreana Kyung-Sook Shin foi a ganhadora do The Man Asian Literary Prize pelo livro Por favor, cuide da mamãe (recém-lançado em português pela Intrínseca com tradução de Flávia Rössler). Ela desbancou o favoritismo de 1Q84, de Haruki Murakami e se torna a primeira mulher e primeira sul-coreana a ganhar o prêmio. O anúncio foi feito ontem num jantar em Hong Kong.

De acordo com o release: Por favor, cuide da mamãe é uma história comovente de uma família em busca da mãe, que desaparece uma tarde em meio às multidões do metrô em Seul. O livro oferece ao leitor uma visão contemporânea sobre a vida em família na Coréia do Sul e já vendeu sozinho cerca de 2 milhões de cópias naquele país - que tem uma população de pouco menos de 50 milhões de habitantes.

Atualização: a Maria Fernanda Rodrigues, do Estadão, deu um furo de reportagem com uma notícia bacana. Kyung-Sook Shin vem ao Brasil em abril para participar da Bienal Brasil do Livro, em Brasília. A Ásia fica do outro lado do mundo, a gente nunca pensa que um livro publicado naquela região tenha muitas chances de ganhar tradução em português. Ganhar um prêmio como esse coloca o livro em evidência e deixa a gente mais próximo dele. Só que nesse caso a gente pode não só ler o livro ganhador, mas também vamos ver a autora de perto. Tudo num curto espaço de tempo.

*Imagens: Intrínseca/divulgação.

Share/Save/Bookmark

Um comentário: