segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

REVISTAS DE INVEÇÃO

No ano passado tentei fazer um breve apanhado de revistas literárias do passado que continuam servindo de inspiração para as revistas culturais de hoje. O levantamento, evidentemente, foi incompleto. A tarefa exigia muita concentração, longas pesquisas e tempo.

Fuçando numa livraria em pleno feriado de Carnaval, deparei com um livro totalmente dedicado ao tema. Revistas de invenção, organizado por Sergio Cohn pela Azougue Editorial. O livro foi lançado em dezembro do ano passado - ou seja, passou completamente despercebido pelo meu texto sobre o assunto. Falha nossa!

O livro faz um apanhado das revistas culturais (e literárias, por que não?) desde o movimento modernista no começo do século XX até as revistas digitais do século XXI. É verdade que o livro falha um pouco nesse mapeamento digital, mas diante da imensidão da internet, dos blogs e fanzines digitais fica difícil querer alguma totalidade. A parte histórica é impecável.

Parece que o editor levou um ano inteiro fazendo a pesquisa, editando ideias etc. Deve ter sido bem trabalhoso, mas o resultado ficou bacana. Vale pelo menos como ponto de partida para quem não conhece nada e quer se interar sobre o assunto.

*Imagem: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário