terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MARTIN AMIS VICIADO EM VIDEOGAMES

A história mais comentada da semana foi um livro que o escritor Martin Amis queria muito esquecer. Não se trata de uma obra-prima da ficção daquelas que impedem o escritor de seguir adiante, tampouco de um romance mal escrito, mas de um guia para detonar jogos de videogame como PacMan (o famoso "Come-come") e Space Invaders (aquele jogo que você precisa impedir alienígenas de destruírem uma ciade). Para dizer a verdade, o guia é para jogos de fliperama pois quando o livro foi escrito, em 1982, os videogames como os conhecemos ainda estavam em estágio de desenvolvimento.

Quando escreveu Invasions of the Space Invaders, Amis era um verdadeiro viciado em jogos de fliperama e tinha publicado quatro romances sem muita repercussão. Seu primeiro grande sucesso viria somente com Grana, em 1984. Pode ser que ele tenha pensando em conseguir algum dinheiro extra enquanto a fama literária não chegava. Ou quem sabe ele encarasse o assunto como muito promissor para o futuro, afinal o livro tinha um caráter tão serio que ganhou introdução de ninguém menos que Steven Spielberg – prestes a lançar o filme E.T., o extraterrestre.

Seja como for, o tempo passou, Amis ganhou alguns prêmios literários, os videogames ficaram mais complexos e os fliperamas rarearam bastante (ficaram restritos aos shoppings, se não estou enganado). Tudo tornou o livro muito datado e ingênuo, sobretudo quando ele desdenha de Shigero Miyamoto, o criador do MarioBros, que na época tinha acabado de lançar Donkey Kong. Vale como um registro do começo de carreira de um escritor importante e como fonte de pesquisa para quem quer estudar os fliperamas dos anos 80.

Faz tempo que o livro está fora de catálogo. A história foi redescoberta por Mark O’Connell, no site The Millions (tem a história completa e trechos do livro). Não está na terceira edição do fanzine dedicada ao videogame, mas se estivesse não ficaria fora de contexto.

*Imagem: reprodução.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário