sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

JAVIER MARIAS EM MEIO AS LISTAS

A lista de melhores livros do ano está virando uma espécie de peru de Natal. O irmão, a tia e o primo reclamam, mas eles passam o ano inteiro esperando por aquele momento particular de saborear um pedaço da coxa.

Para quem ainda não ficou conformado uma máxima: "as listas exercem um imenso poder de sedução porque elas definem aquilo que não conseguimos compreender totalmente". Ou seja, uma lista pode limitar um amplo universo de coisas que está ao nosso redor. Dividindo, separando, criando hierarquias, estabelecendo semelhanças e diferenças, assim as listas alimentam o nosso desejo de organizar e conhecer o mundo. O escritor e crítico Umberto Eco ficou tão fascinado pelo assunto que até escreveu um livro: A vertigem das listas.

Portanto, não adianta reclamar, ficar de cara feia ou torcer o nariz. A lista de melhores livros do ano é uma tradição da nossa cultura ocidental.

Os norte-americanos parecem ser muito bons nesse negócio. Pense, por exemplo, nas paradas de sucesso da Billboard. Eles devem ter sido os primeiros a disseminar na imprensa escrita essa mania de "listas de melhores do ano". O New York Times, a Time, a Forbes etc., são verdadeiras referências.

Um giro aleatório no Google com as palavras "best of 2011" ou "melhores de 2011" encerra o assunto.

***


Deixando de lado a beleza e o horror do assunto, me deparei com a lista de melhores livros de 2011 do caderno Babelia (jornal El Pais). O semanário escolheu nada menos que Los enamoramientos, de Javier Marías - será lançado em português ano que vem pela Companhia das Letras. Não contente o caderno preparou um vídeo com o próprio Marias lendo trechos do livro e respondendo perguntas sobre o ato de escrever livros. A certa altura, Marias confessa que não faz nenhum plano prévio quando começa a escrever. Ele gosta de lidar com o desconhecido que a história pode trazer, de improvisar, de lidar com a mudança. Não consegui "embebedar" o vídeo que está disponível nesse link.

Recomendo a todo mundo que assista ao vídeo!
Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Ai, essa nossa mania de categorizar, rotular e definir tudo. Com filmes, ao menos para mim, as listas dos críticos de cinema quase nunca funcionam...

    ResponderExcluir