quarta-feira, 26 de outubro de 2011

LITERATURA BRASILEIRA NO EUROPALIA

No final a programação literária do Festival EUROPALIA (Festival Internacional de Artes que acontece em várias cidades da Bélgica e algumas cidades da Holanda de outubro/2011 a janeiro/2012) não ficou desinteressante, nem tão popular como queriam os organizadores belgas. É que a edição desse ano homenageia a cultura brasileira. Pelo que os jornais daqui diziam, os organizadores do festival queriam uma programação mais popular - nas entrelinhas esperavam algo mais clichê para lotar as apresentações.

A comitiva de escritores que participam da programação é formada por João Almino, Beatriz Bracher, Bernardo Carvalho, Daniel Galera, Paulo Lins, Lourenço Mutarelli (que também vai fazer uma exposição), Nuno Ramos, Silviano Santiago, Veronica Stigger, João Ubaldo Ribeiro, Sergio Sant'Anna e Reinaldo Moraes.

Além disso, haverá uma exposição de fotos de Clarice Lispector, conferências com Vilma Arêas (sobre Clarice) e Beatriz Resende (sobre literatura feminina) e dois grandes simpósios com temas "Interpretações literárias do Brasil moderno e contemporâneo" e "Literatura Brasileira no contexto Latino Americano".

Paralelo ao festival, a revista literária Marginales publica três contos de autores brasileiros com o tema Amazônia: Fin du monde, de Beatriz Bracher, Trois Voyages en Amazonie, de João Almino e À la découverte des Amazones, de Silviano Santiago. Outra revista, chamada Indications, também pretende publicar resenhas dos livros de Chico Buarque de Hollanda, Milton Hatoum, Luis Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Lins, Luiz Alfredo Garcia-Roza e entrevista com Bernardo Carvalho.

(O festival é bem amplo. Tem música, dança, teatro, circo, filmes etc. Além desses escritores, nossa literatura também será representada por vários poetas - entre eles Augusto de Campos, homenageado da próxima Balada Literária -, não comentei esse item porque este blog é voltado a ficção em prosa).

Todas as informações estão disponíveis no site do festival - aqui.

*Imagem: reprodução.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário