sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TRÊS LIVROS PARA A OKTOBERFEST

Você estava com saudades daquela seção do blog chamada "Três livros..."? Pois eu também estava. Para quem não se lembra é uma seção em que recomendo três livros reunidos sobre um mesmo assunto. Com o mês de outubro batendo a nossa porta não dá para escapar da Oktoberfest - o festival de cerveja alemão, que tem uma versão brasileira. Por isso, vou recomendar três livros da novíssima literatura alemã. Dois deles ainda inéditos no Brasil. Para ler entre uma cerveja e outra!

-------

Summerhouse, Later
Judith Hermann
Editora: Harper Perennial

O primeiro livro da jovem escritora alemã foi publicado em 1998 e recebeu muitos elogios de crítica e público. São nove pequenas histórias que falam sobre temas como a reunificação alemã, a busca da própria identidade, o medo do futuro e as insatisfações cotidianas. Judith Hermann já publicou outros dois livros e sua obra está aguardando uma tradução para o português.

-------

Fama - Um romance em nove histórias
Daniel Kehlmann
Editora: Companhia das Letras

Apesar de ter nascido em 1975, Daniel Kehlmann já publicou 7 livros e carrega consigo o fato de ter um de seus romance entre os mais vendidos da literatura de língua alemã. Confessou numa entrevista que seu grande mestre é Gabriel García Márquez por conta da atmosfera mágica e absurda dos enredos. Como num espelho de contrários, Fama conta nove histórias de gente simples fazendo coisas extraordinárias e de gente extraordinária vivendo coisas simples. Um pouco das fronteiras entre realidade e ficção perdem contorno já que entre as personagens podemos reconhecer algumas pessoas famosas.

-------

All the Lights
Clemens Meyer
Editora: And Other Stories

Antes de ser escritor, Clemens Meyer teve uma adolescência dura, passagem pela prisão e fez de tudo um pouco: foi taxista, motorista, entre outras coisas. A experiência rendeu muito material para os três livros que publicou - o primeiro deles recebeu diversos prêmios. Em All the Lights, pessoas que perderam tudo na vida lutam desesperadamente para fazer alguma coisa de suas vidas num mundo cada vez mais difícil. Outro escritor que aguarda tradução para o português.

*Imagens: divulgação.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário