quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENCAPANDO KAFKA

A notícia não é tão nova (aliás, deve ser bem velha para os tempos de hoje), mas tem aparecido tanta notícia sobre Franz Kafka que não pude ignorar essa coleção de capas criadas pelo designer Peter Mendelsund. Os oito livros foram lançados pela editora americana Schocken - se não estou enganado é um selo da Knopf Doubleday Publishing Group.

Como Peter mesmo afirma no post original de seu blog, Kafka sempre foi um autor que primeiro lhe vinha a cabeça quando perguntavam "para qual escritor você gostaria muito de criar capas?". Por ser um de seus autores preferidos não foi difícil pensar um novo projeto gráfico. Ele gosta tanto que elencou uma série de qualidades bastante kafkianas:
"A economia, o humor negro, a impenetrabilidade provocativa; o brilho do pensamento-experiência; o sabor hierático e esotérico das construções; a desorientadora cadência da prosa; a impecável, a lógica mágica interna que impulsiona as marionetes mecânicas de sua trabalho; o judaísmo muito discutido (como se isso fosse fácil de analisar); as "abstrações concretas" (nas palavras de Zadie Smith )..."

A ideia dele foi colocar olhos nas capas porque eles lembram aquela sensação de paranóia, de estar sendo observado. O que convenhamos, casa muito bem com as histórias do autor. Outra coisa foi abusar cores para fugir do preto, bege ou vermelho que costumam aparecer nos livros de Kafka. A diversidade de cores reforça o humor, a ironia e o seu sentimentalismo.

Abaixo montei uma galeria com as capas:



Peter Mendelsund é um designer muito conhecido pelos trabalhos que cria para as capas de livros nos Estados Unidos. Além de Kafka, ele assinou a capa dos livros de Stieg Larsson, Peter Carey, Adam Ross, Liev Tolstói, Fiódor Dostoiévski e muitos outros. Uma parte do portfólio dele está aqui.

*imagens: reprodução das capas assinada por Peter Mendelsund.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário