sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TOM SAWYER E HUCKLEBERRY FINN "CENSURADOS"


Por conta do centenário de morte do escritor Mark Twain, a editora norte-americana NewSouth Books vai lançar uma nova edição dos clássicos As aventuras de Tom Sawyer e As aventuras de Huckleberry Finn. O gesto que deveria ser comemorativo está envolto numa enorme polêmica porque a editora vai substituir as palavras "nigger" (negro) e "injun" (índio) que aparecem nos livros de Twain.

Em inglês as duas palavras são usadas de maneira racista e bastante ofensiva. Por isso, a editora, com base numa sugestão de um especialista em Mark Twain, pretende fazer essas modificações para evitar a repulsa de escolas que queiram adotar o livro. A medida repercutiu em diversos jornais norte-americanos e ingleses - também circularam notícias na Folha e no Prosa&Verso.

O caso não deixa de lembrar a mesma polêmica que aconteceu por aqui no ano passado envolvendo o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato. Por aqui a maior parte das manifestações foi contra a decisão de censurar Lobato, alegando que as escolas e os professores deveriam orientar os estudantes sobre os trechos da obra considerados racistas. Por fim, Caçadas de Pedrinho deve ser publicado com notas de rodapé comentando os trechos.

Nos Estados Unidos a discussão ainda vai render muitos debates calorosos, afinal Mark Twain é uma das maiores instituições literárias norte-americanas. Para se ter uma ideia, no ano passado o primeiro volume de sua autobiografia entrou quase que instantaneamente para a lista dos mais vendidos antes mesmo de ter sido publicado.

O New York Times tem uma reportagem comentando a censura a obra de Twain e dizendo que a maior parte das manifestações até o momento são contrárias a modificação (saiu uma tradução da reportagem na Ilustrada - disponível somente para assinantes).

Provavelmente 2011 será um ano em que vamos ouvir falar muito sobre Mark Twain.

*imagem: reprodução do Google.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário