terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ABRAHAM LINCOLN, VAMPIROS E MASHUPS

Em 2009, o livro Orgulho e preconceito e zumbis, de Jane Austen e Seth Grahame-Smith saiu pela pequena editora Quirk Books e liderou por semanas a lista dos livros mais vendidos do New York Times. Foi o suficiente para outras editoras americanas explorarem um "novo" filão. Porém, nem todos os novos títulos desse "gênero" foram tão felizes na realização quanto seu predecessor. Arrisco dizer que nem chegaram a fazer o mesmo sucesso.

Parece que na tentativa de serem originais e engraçados forçaram a mão na piada. Outros exageraram tanto na invenção do enredo que acabaram se atrapalhando. O resultado ficou meio artificial. A onda também chegou ao Brasil um pouco sem força, lembro até de um comentário no Todoprosa sobre o assunto.

Pensando nisso tudo surge a seguinte pergunta: será que os mashups literários aguentam mais uma temporada? Se depender de Seth Grahame-Smith eles aguentam. A razão é bem simples: Smith foi o grande responsável por colocar os mashups em evidência graças ao seu talento natural para o negócio. Ele é produtor, roteirista e blogueiro profissional.

Seu mais recente livro foi lançado essa semana pela Intrínseca: Abraham Lincoln caçador de vampiros. Dessa vez, Smith não partiu de um clássico da literatura. Ele partiu do diário secreto de Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, e de uma ampla pesquisa sobre a história americana para nos contar que Lincoln era na verdade um caçador de vampiros. A ideia é tão boa que abocanha até uma fatia de leitores interessados em histórias de vampiros - que ainda estão na moda.

O livro recebeu muitos elogios nos Estados Unidos e deve fazer o mesmo sucesso que Orgulho e preconceito e zumbis - também lançado pela Intrínseca. Se depender do trailer, o livro já tem inúmeros leitores.

*imagem: divulgação.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário