quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OS ESCRITORES E OS SEUS MÉTODOS

O escritor Michel Laub criou uma série bastante interessante no seu blog: Cem escritores brasileiros e suas manias quando escrevem. Como o próprio título da série explica, Michel pediu aos escritores que contassem suas manias e métodos na hora de escrever uma história.

Uns são longos e outros curtos. O resultado é um amplo painel com as mais variadas formas de criação que a gente pode imaginar. Acho que tem tudo a ver também com a ideia de exposição da intimidade do escritor na internet e o fato de tornar público os bastidores (desde a primeira ideia até o momento de executá-la) do universo da literatura. Sem dizer que desmistifica a figura do escritor como um ser iluminado, capaz de receber uma luz inspiradora para criar.

Se os métodos descritos são verdadeiros ou inventados a gente não tem como saber. Afinal, todo mundo pode caprichar numa frase aqui, numa situação ali e transformar tudo numa grande história - estamos falando de escritores, não é mesmo?

Pelas minhas contas os depoimentos ainda não chegaram ao final. Dá tempo de ler todos até que os próximos apareçam. Tem Andréa del Fuego, Moacyr Scliar, Marçal Aquino, Luiz Ruffato, Sérgio Rodrigues, Rodrigo Levino, Marcelino Freire e tantos outros.

*imagem: reprodução Google.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário