domingo, 12 de dezembro de 2010

NOTAS #12


Edição vintage
Uma edição antiga do livro O mágico de Oz, de Lyman Frank Baum autografado pelos atores do filme será leiloada essa semana nos Estados Unidos. A edição foi um presente do ator Jack Haley para o seu filho, com cinco anos na época - no filme Jack Haley fez o papel do Homem de lata. Entre as pessoas que autografaram o livro estão Judy Garland (Dorothy), Frank Morgan (o mágico), Jack Haley (o homem de lata), Ray Bolger (o espantalho), Bert Lahr (o leão covarde), Billie Burke (a bruxa boa) Margaret Hamilton (a bruxa malvada do oeste), o diretor do filme Victor Fleming, etc. O mais interessante é que Toto, o cachorrinho de Dorothy, também registrou sua patinha.

Pedaços de Frankstein
O manuscrito original do romance Frankstein, de Mary Shelley será exibido pela primeira vez num museu em Oxford, Inglaterra. A mostra ainda conta com outras peças raras de propriedade da escritora e sua família. Depois da Inglaterra a mostra parte para Nova York.

Saul Bellow lê
O centro cultural 92nd Street Y, em Nova York, revirou seus arquivos de áudio e disponibilizou na internet uma leitura de Saul Bellow para o livro O legado de Humboldt - existe apenas uma edição desse livro pela Nova Fronteira, mas está fora de catálogo. Foi com esse romance que Bellow faturou o Prêmio Pulitzer de ficção em 1976. A leitura tem 11 minutos de duração e está disponível em aqui.

Chinua Achebe ganha prêmio
A notícia é um pouco antiga, mas vale ser mencionada. O escritor nigeriano Chinua Achebe foi o ganhador do Gish Prize 2010. Achebe é autor do aclamado romance O mundo se despedaça - escrito em 1958 e traduzido para mais de 50 línguas. Graças ao seu sucesso, Achebe abriu portas para que diversos escritores africanos pudessem ser reconhecidos internacionalmente. O Gish Prize concede um prêmio de $300,000 de dólares para personalidades da cultura que façam trabalhos inovadores e diferenciados. Sobre o prêmio Achebe disse "Quando eu era criança, crescendo na Nigéria, se tornar um escritor era um sonho distante. Agora é uma realidade para muitos escritores africanos, não apenas para mim. O prêmio Gish reconhece a longa viagem que os meus colegas e eu temos tido, e eu estou orgulhoso e grato por isso". O prêmio foi entregue em outubro, nos Estados Unidos.

A notícia Franzen da semana (por que não?)
Na semana passada eu disse que iria publicar a última "notícia Franzen" do ano. No entanto, tenho de fazer uma ressalva. O problema é que Jonathan Franzen voltou a ser bastante comentado desde que os jornais resolveram divulgar suas listas de melhores romances do ano. Freedom está em absolutamente todas as listas. Para completar, Franzen concedeu uma entrevista para a nova edição da revista Paris Review e está num longo perfil da revista GQ. Além disso, ele participou essa semana do clube do livro da apresentadora Oprah Winfrey. Parece que dessa vez correu tudo bem e ele não se recusou a participar do programa.

O perfil da GQ está disponível em http://tinyurl.com/2833qer

A entrevista para a Paris Review não está disponível na internet. Alguns trechos importantes podem ser lidos em http://tinyurl.com/2bwwhgd

Um vídeo com Franzen respondendo pergunta dos leitores do clube do livro da Oprah Winfrey está disponível em http://tinyurl.com/23mahab

*imagem: reprodução LA Times.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário