domingo, 21 de novembro de 2010

SALMAN RUSHDIE E LUKA

Somente agora o romance Luka e o fogo da vida, de Salman Rushdie está chegando as livrarias dos Estados Unidos. Esse livro foi lançado mundialmente em agosto, aqui no Brasil, por ocasião da participação de Rushdie na FLIP.

Luka e o fogo da vida retoma um outro romance escrito por Rushdie, Haroun e o mar de histórias. Luka tem apenas doze anos e almeja ser como seu pai, Rashid Khalifa, e seu irmão mais velho, Haroun. No entanto, depois de provocar um incêndio acidental num circo que está na cidade, Luka vê seu pai cair num feitiço mortal. A única maneira de quebrar o feitiço e salvar Rashid Khalifa da morte é roubando o Fogo da Vida. Assim, Luka inicia sua jornada pelo Mundo da Magia a fim de enfrentar diversos obstáculos para conquistar seu objetivo.

Rushdie coloca na história diversos elementos das mitologias antigas e contemporâneas além de inserir outros elementos que lembram o universo dos videogames - recomendo a leitura de Luka e os videogames, em que Daniel Galera fala dessa ligação.

Para promover o livro nos Estados Unidos, a editora Random House colocou um booktrailer cinematográfico na internet. Também é possível ouvir o próprio Rushdie lendo um trecho do livro em inglês para um podcast da revista Vanity Fair. Por aqui, o livro foi lançado pela Companhia das Letras em edição caprichada com tradução de José Rubens Siqueira - tem um trecho em português aqui.

*imagem: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário