sábado, 27 de novembro de 2010

NOTAS #10


Arte ou obsessão?
Alfred Hitchcock tinha fama de ser um sujeito muito detalhista e meticuloso. Antes mesmo de começar qualquer filme, ele costumava pensar e avaliar muito as coisas que pretendia fazer. Prova disso são os arquivos contendo os vários storyboards para filmes como Os pássaros, Um corpo que cai, Psicose, etc. Juntos esses "estudos" poderiam resultar num belo graphic novel. Será que alguém já pensou em publicá-los em forma de livro? Alguns trabalhos podem ser visto em http://tinyurl.com/39osuom

Listas
Um blog na internet fez uma compilação com os 50 personagens mais odiados na história da literatura. Os organizadores avisaram que a lista resultou de conversas num fórum de discussão online. Os cinco primeiros são: o casal da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer; o patriarcar Cholly Breedlove - O olho mais azul, de Toni Morrison; o adolescente Holden Caulfield - O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger; a heroína Scarlett O’Hara - E o vento levou..., de Margaret Mitchell; e o terrível Iago - Otelo, de William Shakespeare. Também tem espaço para as personagens de F. Scott Fitzgerald, Vladimir Nabokov, Oscar Wilde e Jane Austen. A lista está disponível em http://tinyurl.com/2ejwpkl

*

Continuando as listas, o jornal Huffington Post escolheu 8 livros que jamais conseguiriam virar um filme. Entre eles estão: Extremamente alto & incrivelmente perto, de Jonathan Sanfran Foer; Maus - A Historia De Um Sobrevivente, de Art Spiegelman e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Mais uma vez
F. Scott Fitzgerald caiu novamente nas graças dos diretores de cinema. Depois da adaptação bem sucedida de O curioso caso de Benjamin Button, produtores americanos anunciaram uma nova versão para O grande Gatsby. O romance mais conhecido de Fitzgerald chegará as telas pelas mãos do diretor Baz Luhrmann, tendo o ator Leonardo DiCaprio como Jay Gatsby e Carey Mulligan como Daisy Buchanan. Vale lembrar e assistir a famosa versão de 1974 dirigida por Jack Clayton, com Robert Redford e Mia Farrow no elenco. Detalhe: o roteiro foi assinado por Francis Ford Coppola e pelo próprio Fitzgerald.


Jane Austen Zumbi
Além de ser mestre nas artes marciais, Elizabeth Bennet do romance Orgulho, preconceito e zumbis tem um perfil no Facebook. A brincadeira faz parte de uma campanha de marketing da editora Quirk Books. A ideia é gerar publicidade boca-a-boca em torno do lançamento de Pride and prejudice and zombies: Dreadfully ever after - previsto para março do ano que vem. O livro será uma sequência de Pride and prejudice and zombies: Dawn of the Dreadfuls, de Steven Hockensmith. A Quirk ainda criou um perfil de Mr. Darcy no Twitter, um blog para Mrs. Bennett e prevê mais ações na internet.

Larsson em quadrinhos
Definitivamente, o sucesso em torno do escritor Stieg Larsson não tem hora para acabar. Dessa vez, a vida do escritor será transformada em quadrinhos com roteiro de Guillaume Lebeau e desenhos de Frédéric Rébéna. O livro tem previsão de lançamento em 2011 pela editora Dupuis.

*

O Wall Street Journal também encontrou um e-mail de Siteg Larsson conversando sobre romances policiais. O texto está disponível em http://tinyurl.com/22ph9sa

Os livros favoritos de Salman Rushdie
Por ocasião do lançamento de Luka e o fogo da vida nos Estados Unidos, o Wall Street Journal perguntou a Salman Rushdie seus livro de fantasia preferidos. Sem pestanejar, o autor citou cinco livros que não são apenas para adolescentes: Aventuras de Alice no pais das maravilhas / Alice através do espelho, de Lewis Caroll; Peter Pan, de J.M. Barrie; O senhor dos anéis, de J.R.R. Tolkien; A bússola de ouro, de Philip Pullman; e O estranho caso do cachorro morto, de Mark Haddon.

A notícia Franzen da semana
O romance Freedom, de Jonathan Franzen já está sendo mais assimilado e tem recebido algumas críticas negativas. Para alguns o "hype" em torno de Franzen foi um pouco excessivo. A revista inglesa Literary Review, por exemplo, incluiu o romance na lista de indicados ao Bad Sex in Fiction Award - em tradução livre, significa algo como "Prêmio para o sexo ruim na ficção". O vencedor do prêmio será anunciado em 29 de novembro.

*imagens: reprodução Wikipedia e perfil de Elizabeth Bennet.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário