segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MICHEL HOUELLEBECQ GANHA O PRÊMIO GONCOURT


O escritor Michel Houellebecq é o ganhador do prêmio Goncourt pelo romance La carte et le territoire - ainda inédito em português. Ele vinha sendo apontado como favorito desde que a indicação foi anunciada. O livro conta a história de um famoso artista plástico que pede a um badalado escritor chamado Michel Houellebecq um texto para compor o catálogo de uma de suas exposições. Meses depois, Michel Houellebecq é encontrado morto. Parece que não faltam ao romance os elementos preferidos de Houellebecq: crítica a sociedade moderna, humor negro, sexo e doses cavalares de pessimismo.

Michel Houellebecq, ele mesmo não a personagem do romance, é uma figura bastante polêmica por tudo o diz e escreve. Quando La carte et le territoire foi lançado, por exemplo, muita gente acusou o livro de plágio a trechos da Wikipédia. A inclusão do autor na lista de indicados ao prêmio Goncourt também rendeu bastante assunto. Porém, Houellebecq tem uma boa reputação fora da França e tem uma verdadeira legião de fãs. Iggy Pop gosta tanto de Houellebecq que até fez um disco inspirado em seus romances - Préliminaires.

Dizem que o prêmio serviu como uma espécie de reparação da crítica francesa em relação ao autor injustiçado. Há quem enxergue nele traços de Lawrence Sterne, Celine, JG Ballard e Dostoiévski.

Eu li Particulas elementares e não gostei muito. Particularmente, fiquei incomodado com o universo apocalíptico ao extremo e com certos clichês que ele menciona sobre o Brasil. Mas reconheço que muitas críticas feitas a sociedade dos anos 60/70 são bastante fundadas.

Pode ser que Houellebecq mereça uma segunda chance.

*imagem: reprodução Wikipédia.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário