domingo, 7 de novembro de 2010

FESTIVAIS LITERÁRIOS EM NOVEMBRO


Como todo mundo anda dizendo por aí, novembro é realmente o mês dos festivais literários. Pelo menos quatro deles devem acontecer a partir da próxima semana em Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Em todos eles há espaço para a poesia, para a prosa e para a mistura desses gêneros com outras linguagens.

Abrindo a temporada, o Fórum das Letras de Ouro Preto promove uma homenagem à África e a literatura do mundo lusófono. O Fórum acontece de 10 a 15 de novembro e conta com a participação de tantos autores que fica impossível mencionar todos, entre eles Mia Couto, Ondjaki, Alberto Mussa, Marina Colasanti, Daniel Galera e Rafael Coutinho, João Paulo Cuenca, Ronaldo Correia de Brito, Edney Silvestre, João Ubaldo Ribeiro, etc. Vale a pena aproveitar a viagem e curtir Ouro Preto já que o evento explora diversos lugares da cidade histórica.

Em seguida começa a Fliporto que deixou Porto de Galinhas e vai acontecer em Olinda entre os dias 12 e 15 de novembro. O evento segue um esquema semelhante ao da FLIP, em Paraty. O tema do festival será "A presença judaica no Brasil" e a escritora homenageada será Clarice Lispector. Os autores convidados são Alberto Manguel, Daniel Galera e Rafael Coutinho, Edney Silvestre, Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Raimundo Carrero, Ricardo Piglia, Xico Sá, Tatiana Salem Levy, entre outros.

Ainda no nordeste, acontece de 18 a 20 de novembro a segunda edição da Flipipa - Festival Literário de Pipa, no Rio Grande do Norte. Alguns autores que estarão na Fliporto seguem para Pipa, mas o evento conta também com a presença de Marçal Aquino, João Gilberto Noll e João Ubaldo Ribeiro.

Junto com a Flipipa, rola em São Paulo a quinta edição da Balada Literária, organizada por Marcelino Freire. Nesse ano, a escritora homenageada será Lygia Fagundes Telles.Tem ainda Andréa del Fuego, Ivana Arruda Leite, Alberto Manguel, Marcelo Rubens Paiva, Cristhiano Aguiar, José Rezende Jr., Paulo Sandrini, Verônica Stigger, Ulrich Peltzer, José Castello, entre outros. O melhor: tem festa, senão não seria balada.

Se alguém se lembrar de mais algum, por favor, avisem.

--

Update: recebi a notícia de que nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro acontece na cidade de Jaraguá do Sul - Santa Catarina o Panorama Jaraguá: literatura. Haverá debates, oficinas e o lançamento de um catálogo de escritores jaraguaenses. O evento acontece no SESC da cidade e conta com a participação dos autores Antônio Xerxenesky, Carol Bensimon, Ramon Mello, Marcelo Moutinho e Luís Henrique Pellanda.

*imagem: reprodução do site da Fliporto.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário