quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ESCOLHA DO NATIONAL BOOK AWARDS

Surpresa na premiação do National Book Awards. O livro na categoria de melhor ficção foi Lord of misrules, de Jaimy Gordon. Estavam na disputa pelo prêmio alguns autores conhecidos como Peter Carey, Nicole Krauss e Lionel Schriver. Dizem que é uma tradição do prêmio não incluir na lista de indicados e nem premiar autores já consagrados. Muita gente sentiu falta de Jonathan Franzen, por exemplo, que acabou de lançar um romance bastante elogiado.

Jaimy Gordon, a autora do romance premiado, já publicou outros três livros. Tanto seu nome como sua obra permanece inédita no Brasil - arrisco dizer que no resto do mundo também. O prêmio certamente vai impulsionar uma circulação e tradução de seus livros. Ao bem semelhante aconteceu com Colum McCann, ganhador desse prêmio no ano passado com seu romance Deixe o grande mundo girar.

Lord of misrules - "Senhor da trapaça", em tradução livre -, fala sobre o terrível submundo das corridas de cavalo. Tommy Hansel inscreve quatro cavalos pouco conhecidos numa corrida em Indian Mound Downs, Estados Unidos. O plano é participar da competição para salvar seu estábulo da falência, porém ele terá de enfrentar uma verdadeira rede de intrigas e tramas inesperadas. Treinadores, jóqueis, apostadores, todos lutam desesperadamente para conseguir alguma vantagem nessas corridas a fim de sobreviver.

Um trecho do romance está disponível em inglês aqui.

*imagem: reprodução.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário