sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TRÊS ROMANCES DE FICÇÃO CIENTÍFICA...

Júlio Verne certamente é um dos precursores da ficção científica. Seus romances datam da segunda metade do século XIX e foram responsáveis por cativar a imaginação de gerações inteiras. Mais do que isso ele previu, antes de muita gente, a invenção do submarino, dos aviões e da viagem a lua. Depois dele inúmeros escritores passaram a se dedicar ao gênero, levando nossa imaginação as últimas consequências. Será que como Júlio Verne eles estarão certos sobre o futuro? Três romances de ficção científica...

---------------------------

A MÁQUINA DO TEMPO
H.G. Wells
Alfaguara

Escrito em 1895 esse é o primeiro romance de H.G. Wells. Uma personagem nomeada apenas por "Viajante do tempo" constrói uma máquina que permite a qualquer pessoa deslocar-se no tempo passado ou futuro. Seu experimento resulta numa viagem ao ano de 802.701 onde vivem seres impressionantes. Como nos livros de viagem do século XVIII, o romance demonstra a falta de esperança na justiça social. Alguns consideram essa como sendo a primeira obra de ficção a abordar o tema da viagem no tempo usando máquinas.

---------------------------

EU, ROBÔ
Isaac Asimov
Ediouro

A extensa obra de Isaac Asimov - com quase 500 livros - voltada para o tema dos robôs e dos impérios espaciais não esconde o fato de ele ser um dos maiores escritores do gênero ficção científica. Esse livro reúne nove contos que tratam da evolução dos robôs através dos tempos: desde o robô mecânico e mudo até as máquinas futuristas que superam os seres humanos em todas as atividades.

---------------------------

NEUROMANCER
William Gibson
Aleph

Se o filme Matrix existe, certamente isso aconteceu graças a esse romance de William Gibson. O livro não é revolucionário pela forma, pois respeita as convenções da narrativa clássica. Seu grande trunfo está no tema, na previsão de coisas que se tornariam comuns nos dias de hoje e no universo de referências que ele constrói. Case tenta burlar as leis da matrix e acaba sendo expulso do ciberespaço. Tentando acabar com sua vida conhece Molly, uma samurai que irá ajudar Case a retornar ao mundo virtual.

*imagem: divulgação.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário