quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O ARQUIVO DE JG BALLARD E O MANUSCRITO DE CRASH


O arquivo do escritor inglês J.G. Ballard foi doado para a British Library. Ao todo são 15 caixas grandes contendo manuscritos, anotações, cartas, fotografias e documentos do autor que morreu no ano passado. Por enquanto, o arquivo está sendo catalogado e será aberto para visitação em meados de 2011.

A preciosidade do arquivo é o manuscrito do romance Crash. Esse livro foi o responsável por tornar Ballard um escritor cultuado no mundo todo. Ele construiu, de maneira sinistra e apocalíptica, uma história que mistura o impulso erótico da sociedade ao seu desenvolvimento tecnológico - no romance essa ideia está expressa metaforicamente nos carros. Crash conta a história do roteirista James Ballard e seu envolvimento com um estranho grupo de pacientes comandado pelo doutor Robert Vaughan. Todos eles chegaram as mãos do doutor depois de sofrerem algum tipo de acidente de carro. Após esse incidente todos mantém desejos sexuais relacionados a carros e acidentes. O livro causou espanto e muita curiosidade quando foi publicado em 1973.

Os jornalistas que tiveram acesso ao manuscrito de Crash disseram que ele contém uma série de supressões, rasuras, acréscimos e correções. Todos anotados em caneta vermelha. Um detalhe interessante: o nome da personagem 'James Ballard' (aliás, retirado do próprio nome de J.G. Ballard) poderia ter sido 'Charles N'.

Tanto o manuscrito quanto o arquivo em geral exercem fascínio e curiosidade porque queremos encontrar ali pistas e explicações que teriam levado Ballard a escrever romances com temas tão perturbadores. Será que Ballard tinha alguma mania, coleção estranha ou diários recheados de segredos que ele nunca confessou?

Tudo isso não deve passar de fantasia da nossa cabeça de leitor.

*imagem: reprodução do Guardian.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário