quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A FACE OBSCURA DE EDGAR ALLAN POE

A editora Casa da Palavra está publicando o livro Contos obscuros de Edgar Allan Poe, com seleção e organização de Bráulio Tavares. Diferentemente de outras compilações, o organizador selecionou da obra de Poe contos variados, pouco conhecidos e pouco traduzidos para o português - no total são 16 textos. A edição ainda conta com ilustrações de Romero Cavalcanti.

Achei a ideia bastante inovadora e interessante. Sobretudo pelo fato do livro tentar captar Edgar Allan Poe em sua multiplicidade de temas narrativos. Como sabemos, Poe foi não só um mestre na arte de fazer contos, como também escreveu ficção científica, literatura fantástica, literatura gótica, literatura de terror e ainda inventou os romances policiais. Como se não bastasse ter feito tudo isso, influênciou gerações inteiras de escritores - na verdade, continua influenciando até hoje.

Os contos escolhidos são: 'Metzengerstein', 'Manuscrito encontrado em uma garrafa', 'Morella', 'O rei Peste', 'Sombra – Uma parábola', 'Silêncio – Uma fábula', 'Como escrever um artigo à moda Blackwood', 'Uma trapalhada', 'Descida no Maelström', 'Três domingos numa semana', 'A balela do balão', 'Um conto das montanhas Fragosas', 'O Anjo do Bizarro', 'Tu és o homem', 'A milésima segunda história de Sherazade' e 'A esfinge'.

Em São Paulo, o livro terá lançamento no dia 28 de Agosto (Sábado) na Biblioteca Viriato Corrêa dentro do FANTASTICON 2010 – IV Simpósio de Literatura Fantástica.

Contos obscuros de Edgar Allan Poe
Bráulio Tavares (Org.)
Casa da Palavra




*imagem: retrato de Edgar Allan Poe - reprodução Wikipédia.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Muito interessante. Vou esperar ansiosamente. Edgar Allan Poe é um de meus escritores favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, Max! Acho que já deve estar disponível para venda a partir de amanhã.

    ResponderExcluir