terça-feira, 6 de julho de 2010

TATUAGEM LITERÁRIA COM A PENGUIN BOOKS

Livros serviriam de fonte de inspiração para tatuagens? A editora Penguin, dos Estados Unidos, resolveu apostar na ideia e criou uma nova coleção para comemorar os seus 75 anos. A coleção recebeu o nome de Penguin Ink. Seis títulos foram reeditados e tiveram suas capas desenhadas por famosos tatuadores americanos. São eles:

Money, de Martin Amis - ilustração de Bert Krak; Waiting for the Barbarians, de J. M. Coetzee - ilustração de C. C. Askew; The Bone People, de Keri Hulme - ilustração de Pepa Heller; The Broom of the System, de David Foster Wallace - ilustração de Duke Riley; Bridget Jones's Diary, de Helen Fielding - ilustração de Tara McPherson; From Russia with Love, de Ian Fleming - ilustração de Chris Garver.

Sem dúvida, a aproximação da literatura com as tatuagens já existe desde que essa prática começou a virar moda. Muita gente tatua no corpo títulos ou trechos inteiros dos livros que mais gosta. Há também os casos em que os desenhos tatuados foram inspirados em clássicos da literatura.

Parece que pela primeira vez, uma editora serviu-se do tema para criar uma coleção de livros. Com isso, a editora acaba causando certo fetiche por esses livros que são verdadeiras edições de colecionadores. Os leitores inveterados certamente compram essas edições por causa desse tratamento. Novos leitores também podem ser atraídos pela capa chamativa.

O editor da coleção em entrevista para o site Publishing Perspectives disse que "a ideia era baseada principalmente num conceito estético, e a brincadeira era juntar isso com títulos do nosso catálogo (...) esses livros se instalaram na cultura da mesma maneira que tatuagem moderna, por isso senti a coisa certa a fazer era emparelhar os tatuadores que nós gostamos com os livros contemporâneos do nosso catálogo".

Guardadas as devidas proporções da realidade editorial de cada país, a Penguin deve estar nos ensinando um caminho a ser seguido no mercado ameaçado pela chegada dos e-books. A receita não é nova, mas faz muito sentido.
*imagem reproduzida do site da editora.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário