quinta-feira, 22 de julho de 2010

COMO LER DEPRESSA NA ERA DA INTERNET?

Patrick Kingsley, jornalista do Guardian, publicou um artigo bastante interessante sobre o fato de nós não termos mais concentração o suficiente para lermos textos até o final. As conclusões que o jornalista nos apresenta são baseadas numa série de estudos sobre o tema. Diz ele que se estamos lendo na versão impressa paramos na metade, se for online a coisa fica ainda pior. Não é à toa que o artigo chama-se A arte de ler devagar ("The art of slow reading") e tem uma extensão considerável.

Porém, está chegando na internet uma ferramenta que pretende acelerar a leitura e compreensão de um texto. Até agora vi dois sites que funcionam dessa maneira:

http://www.zapreader.com

http://www.spreeder.com

Basicamente o que você precisa fazer é copiar e colar um texto que você quer ler na caixa de dialogos do site. Depois é só escolher a velocidade e boa leitura. Não precisa instalar nada, funciona em todos os navegadores e é totalmente gratuito. Parece que conforme o uso você fica craque na leitura dinâmica e pode ler textos numa velocidade incrível.

Só tenho minhas dúvidas quanto a compreensão e a falsa impressão que o programa nos causa. Como as palavras passar rápido na tela parece que em dez segundos a gente já leu um daqueles livros enormes. E na verdade não passou de uma frase mínima.

Abaixo o vídeo de como funciona o zapreader:



*imagem: reprodução Google.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário