quarta-feira, 30 de junho de 2010

DIÁRIO DE UM LEITOR


7:30 - Acordei cedo. Ontem fui dormir bem depois da meia-noite. Fiquei lendo notícias na internet até bem tarde. Agora é hora de levantar e tomar café.

8:10 - Abro os nossos principais jornais: Folha de SP e Estadão. Nenhuma notícia muito animadora sobre livros, literatura ou que quer que seja. Só há destaque para os jogos da Copa do Mundo. Checo meus e-mails.

8:50 - Atrasado para o trabalho.

9:05 - No metrô aproveito para adiantar a leitura de Khadji-Murát, de Liev Tolstói. O guerreiro da Chechênia está realmente ocupando minha cabeça. Acho engraçado como o texto de Tolstói arrasta o leitor para dentro do seu universo.

9:45 - Esperando o ônibus e ainda lendo Khadji-Murát. Ele está numa situação bastante complicada. Seu destino está dividido em pedir ajuda aos russos, se entregar ao seu inimigo ou perder de vez sua família. Os escritores russo não tem mesmo pena da gente.

10:00 - Trabalho. Trabalho, trabalho... coitado do Khadji-Murát. Quero ver se ele vai encontrar alguma saída.

14:00 - Almoço. Aproveito para ver notícias sobre os novos lançamentos das editoras. Passo na livraria. Vejo alguns livros e capas de revistas.

15:00 - De volta ao trabalho. Mais trabalho, trabalho, trabalho... não sabia que Júlio Cortazar sofria de gigantismo. Será mesmo verdade?

19:30 - Hora de ir embora. Aproveito para ouvir música e dou um tempo na leitura.

20:00 - Preciso passar de novo em outra livraria. Olho as vitrines, os destaques, etc. Quero comprar quase tudo o que vejo. Como o dinheiro é pouco, fico só no planejamento. Não sei porque mas ultimamente tenho tido a sensação de que não li os livros que já deveria ter lido. Chego a conclusão de que ser leitor é realmente um sufoco. A gente não consegue acompanhar os lançamentos.

20:30 - Não aguentei! Comprei três livros. Mas eram edições de bolso e estavam com um preço bem baratinho.

21:00 - Jantar. Lanço um olhar geral sobre minhas novas aquisições. Lembra daquele conto da Clarice Lispector, Felicidade Clandestina? Então...

22:00 - Em casa. Coloco os livros na minha estante. Vou para o computador: ler e-mail, ver notícias, etc. Hora de postar alguma coisa no blog. Não tenho idéia nenhuma. Desisti. Continuei olhando mais notícias e blogs.

22:30 - O twitter é mesmo um mundo de notícias, né? Até quando será que a gente aguenta?

23:00 - Desliguei o computador e aproveitei para adiantar as minhas leituras. Tem alguns artigos que deixei separado e nunca mais mexi. Acho que é uma boa hora de dar uma olhada neles.

00:00 - Aos poucos estou concluindo: "Só sei que nada sei". Melhor continuar lendo.

00:32 - Hora de dormir. Apagar as luzes e pensar em tudo o que li por hoje.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário